segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

E se eu disser que hoje…

...Acordei triste, que foi difícil sair da cama, mesmo ouvindo as pessoas na rua, e sabendo que tenho coisas para resolver, acordei triste e chateado, aborrecido comigo mesmo. Estou farto de acordar assim. E se eu vos disser que é sempre assim, o que me dizem? Se eu disser que hoje não foi um dia como os outros, que não encontrei energia nem para sentir culpa pela minha inércia, que hoje levantei me devagar e tarde e que não tive vontade de nada, o que me dizem? Porque não toleramos a tristeza? Nem a minha, nem a sua, nem a de ninguém? Tristeza é considerada uma anomalia do humor, uma doença contagiosa, que é melhor eliminar desde o primeiro sintoma. Não sorriu hoje? Medicamento. Sentiu uma vontade de chorar à toa? Gravíssimo, telefone ao psiquiatra.•
A verdade é que eu não acordei triste hoje, nem mesmo com uma suave melancolia, está tudo normal. Mas quando fico triste, também está tudo normal. Porque ficar triste é comum, é um sentimento tão legítimo quanto a alegria, é um registo da nossa sensibilidade busca o silêncio e a solidão. Estar triste não é estar deprimido. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou com si mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem uma razão aparente.

Sem comentários:

Enviar um comentário