quarta-feira, 17 de março de 2010

Dr. Hannibal Lecter



O filme que mais me marcou até hoje foi o “silêncio dos inocentes”, isto devido a sublime personagem de Dr. Hannibal Lecter, sou fascinado por esta personagem. Já vi os filmes e li os livros,  são mais interessantes que os filmes.
No filme, resumidamente, o FBI anda á procura de um assassino em série apelidado de Buffalo Bill que rapta jovens raparigas mantendo-as prisioneiras durante algum tempo para depois mata-las e arrancar-lhes a pele. Para ajudar na sua captura o FBI pede ajuda á jovem Clarice Starling (Jodie Foster), uma brilhante recém-licenciada perita em comportamentos psicopatas e que sonha um dia poder fazer parte do FBI. Clarice visita um asilo/prisão de segurança máxima onde está preso o temível e infame Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psicopata assassino dotado de uma elevada inteligência que conhece melhor que ninguém o pensamento dos mais sádicos serial-killers. A missão de Clarice é tentar obter informações de Lecter que possam conduzir á captura de Buffalo Bill, no âmbito das conversas, as duas personagens vão se envolvendo num perigoso jogo psicológico.
 Quando penso em Hannibal Lecter, as palavras requinte, charme, elegância, sabedoria, inteligência, vêm-me à cabeça. Conforme nos é apresentado em “Hannibal” (outro filme da mesma saga), Hannibal Lecter é também um “chef gourmet”, e sempre com requintado gosto pela cultura. Gostava de ter estas qualidades que ele possui, condeno vivamente o uso que  lhes dá, mas adoro a personagem. O Dr. Hannibal Lecter sabe que a forma de pensar e agir dele é oposta à moralidade, mas não se reconhece como errado, pelo contrário: para ele, é um modo de agir válido como qualquer outro. Isso por si só, faria dele um vilão, talvez ao mesmo tempo que um anti-herói. Nem quando ele tem a oportunidade de alcançar a redenção, ele abre mão de ter as mesmas atitudes. Ele continua sendo apenas o veneno, faz o que faz apenas para conseguir o que quer.
De tudo o que possa escrever, nada nunca será melhor que ver a interpretação de Sir Anthony Hopkins. É por ele que Hannibal Lecter, pela magnifica interpretação que o conseguimos ver como um misto de sabedoria e charme contra um psicopata canibal. Para se sentir Hannibal Lecter, tem de ser Hannibal Lecter através de Hopkins.


2 comentários:

  1. Eu li olivro silencio dos inocentes é marcante. Querido amigo hoje vim deixar um afeto para vc, espero que goste...e tbém gostria de compartilhar com vc meu momento escritora, é só um projeto, mas sei que ddará muito certo um dia..rs gostaria que que desse uma olhadinha post hoje, quero opinião critica o qeu for mas peciso do seu aval, respeito muit oseu blog e admiro por isso esta confiança em vc, meu amigo...Olha o que vou te oferecer...

    Canção Da América
    Milton Nascimento
    Composição: Fernando Brant e Milton Nascimento
    Amigo é coisa para se guardar
    Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou
    Ao ver o seu amigo partir

    Mas quem ficou, no pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou, no pensamento ficou
    Com a lembrança que o outro cantou

    Amigo é coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração

    Pois seja o que vier, venha o que vier
    Qualquer dia, amigo, eu volto
    A te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
    comm carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  2. é que estou embarcando para o Japão vu ficar muito tempo lá, então, não suma pq continuarei por aqui...te considero um amigo, posso?
    com carinho
    Hana

    ResponderEliminar