terça-feira, 30 de março de 2010

Desilusão


Tentei encontrar o significado do que sinto, de como me sinto, desiludido! Mas, nenhum sinónimo, nenhuma explicação consegue transmitir na íntegra como me sinto, estou mesmo danado. É, agora sinto-me assim, desiludido comigo por permitir que me deixe ficar assim mas, poderia eu evitar a desilusão? Não sei! Maior que a desilusão é não ser capaz de conseguir, de falhar, de perceber o porquê, não entender a razão, não ter explicação para tal. Sem nada que faça prever (e isso ainda dói mais) surge uma fenda que depressa se torna num buraco enorme e tudo continua igual, e, tudo isso me revolta ainda mais.
Desilusão é talvez resultado de ilusão. Provavelmente iludi-me, imaginei o que não sou, o que quero ser, imagino na ilusão a minha “salvação” e, com tudo isto ainda mais perto do abismo fico. A vida é mesmo assim, feita de ilusões e desilusões que nos ajudam a crescer, a aprender e, de todas as que tenho tido tento ver sempre o lado positivo, mas todas elas me tornaram naquilo que sou hoje, ciente do que sou capaz, mais pouco determinado e com muito medo. Fico mesmo fulo quando estou assim, que merda pá! Bem! Já desabafei o que sinto neste momento, estou ligeiramente aliviado, já passa! 


segunda-feira, 29 de março de 2010

Preciso de alguem...


Achei fenomenal:
"Preciso de alguém que me olhe nos olhos quando falo.
Que ouça as minhas tristezas e neuroses com paciência.
E, ainda que não compreenda, respeite os meus sentimentos.
Preciso de alguém, que venha brigar ao meu lado sem precisar ser convocado;
Alguém Amigo o suficiente para dizer-me as verdades que não quero ouvir, mesmo sabendo que posso odiá-lo por isso.
Nesse mundo de céticos, preciso de alguém que creia nessa coisa misteriosa, desacreditada, quase impossível: A Amizade.
Que teime em ser leal, simples e justo, que não vá embora se algum dia eu perder o meu ouro e não for mais a sensação da festa.
Preciso de um Amigo que receba com gratidão o meu auxílio, a minha mão estendida.
Mesmo que isto seja muito pouco para suas necessidades.
Preciso de um Amigo que também seja companheiro, nas farras e pescarias, nas guerras e alegrias, e que no meio da tempestade, grite em coro comigo: "Nós ainda vamos rir muito disso tudo " e ria muito.
Não pude escolher aqueles que me trouxeram ao mundo, mas posso escolher meu Amigo.
E nessa busca empenho a minha própria alma, pois com uma Amizade Verdadeira,
a vida se torna mais simples, mais rica e mais bela . . "

Sir Charles Chaplin

quarta-feira, 24 de março de 2010

Estou farto…


Faço mais que ontem, faço mais do que amanhã e não quero saber o final. Tornei-me aquilo que não queria e temo que possa vir a tornar-me ainda mais naquilo que não quero. Sinto-me a viver uma irrealidade sozinho, onde sou o único nela, cada vez me entendo menos. Cada vez me sinto mais velho, cada vez me sinto mais igual. Trabalho desalmadamente por um punhado de tostões, estou farto e mais que farto disto, de mais de umas quantas coisas e mais de não sei o quê. Queria um punhado de tempo. Acho-me estranhamente diferente de todos, vocês apenas estão a viver a vossa vida calmamente e eu estou deste lado da janela a assistir passivamente, enquanto a minha parece-me que me passa ao lado, não vivo, apenas sobrevivo. Tento imitar-vos, ser como vocês, avanço recuando a cada pensamento, abro o meu caminho dificultando a passagem nele, chego ao fim saltitando por cada gota de pensamento positivo. Estou na ponta controversa à vossa.
O que me vale nisto tudo é que não sou o único, sou mais um.
Cheguei a conclusão, o que não foi difícil, que sou como diz o outro (o grande António Variações): “…Esta insatisfação; Não consigo compreender; Sempre esta sensação; Que estou a perder; Tenho pressa de sair; Quero sentir ao chegar; Vontade de partir; P'ra outro lugar; Vou continuar a procurar o meu mundo; Porque até aqui eu só; Estou bem; Aonde não estou; Porque eu só quero ir; Aonde eu não vou…”. Já não estou muito farto.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Mais do mesmo


Ninguém realmente é dono de nossa felicidade, nós é que construímos as nossas próprias felicidades ou infelicidades.
Somos livres, somos donos dos nossos desejos e sonhos.
Desapegar do que nos faz mal e nos impede de crescer interiormente é fundamental.
Sinto um imenso vazio, tendo eu de tudo material.
Na verdade falta algo, mas não posso viver em função dessa falta.
É reverenciando o meu interior todos os dias que os meus pensamentos vão mudando aos poucos.
É necessário acalmar o nosso interior, para encontrarmos a resposta para nossas dúvidas.
Não podemos realmente colocar a felicidade longe de nós, às vezes ela está tão perto que nem nos damos conta.
Insistimos em dar mais importância ao que perdemos e menos ao que conquistamos ou que já foi conquistado.
O sorriso é fundamental.
Sorrir com o coração, com alma, com os olhos.
O sorriso verdadeiro é realmente aprovado por todos.
Realmente não podemos exigir de ninguém o que ainda não conquistamos, e mesmo que tenha conquistado não teremos o direito de exigir, mas de pedir, exigir...
Nunca.
Infelizmente somos críticos e enquanto não formos afortunados espiritualmente seremos críticos.
Não é na lamentação, nem na oração fazendo dela um mantra ou clamando várias e várias vezes as mesmas coisas até conseguirmos o alívio das nossas dores, a paz de espírito.
Por isso viva a vida, dê uma hipótese a si mesmo para ser feliz, isso é que é importante, porque assim, poderemos alcançar a liberdade.
Escrevo sempre igual mas não consigo transpor nada para mim.

sexta-feira, 19 de março de 2010

"O MELHOR"

Estamos obcecados com "o melhor". Não sei quando foi que começou essa mania, mas hoje só queremos saber do "melhor".
Tem que ser ter o melhor computador, o melhor carro, o melhor emprego, a melhor dieta, o melhor telemóvel, o melhor calçado, o melhor vinho.
Bom não basta! O ideal é ter o top de linha, aquele que deixa os outros para trás e que nos distingue, nos faz sentir importantes, porque, afinal, estamos com "o melhor".
Isso até que outro "melhor" apareça, e, é uma questão de dias ou de horas até isso acontecer.
Novas marcas nascem a todo instante. Novas possibilidades também. E o que era melhor, de repente, parece-nos superado, modesto, aquém do que podemos ter.
O que acontece, quando só queremos o melhor, é que passamos a viver inquietos, numa espécie de insatisfação permanente, num eterno desassossego.
Não desfrutamos do que temos ou conquistamos, porque estamos de olho no que falta conquistar ou ter. Cada anúncio na TV convence-nos de que merecemos ter mais do que temos. Cada artigo que lemos nos faz imaginar que os outros (ah! Os outros...) estão a viver melhor, a comprar melhor, a amar melhor, a ganhar melhores salários.
E não relaxamos, porque temos que correr atrás, de preferência com as melhores sapatilhas.
Não é que devemos se acomodar ou se contentar sempre com menos. Mas o menos, às vezes, é mais do que suficiente. Se não conduzo a 190, preciso realmente de um carro com tanta potência? Se gosto do que faço no meu trabalho, tenho que subir na empresa e assumir o cargo de chefia que vai me matar de stress porque é o melhor cargo da empresa?
E aquela televisão de não sei quantas polegadas que ocupa muito espaço do meu quarto?
O restaurante onde sinto saudades da comida de casa e vou porque tem o "melhor chef"? Aquele champô que usei durante anos tem que ser posto de lado porque agora existe um melhor e os outros usam, mas, é dez vezes mais caro? O cabeleireiro do meu bairro tem mesmo que ser trocado pelo "melhor cabeleireiro"?
Tenho pensado no quanto essa busca permanente do melhor tem nos deixado ansiosos e nos tem impedido de desfrutar o "bom" que já temos.
A casa que é pequena, mas é acolhedora, no emprego que não ganhamos tão bem, mas que gostamos, a televisão que tem uns anitos, mas funciona bem. O homem/mulher que tem defeitos (como nós), mas nos faz mais felizes do que os homens "perfeitos". As férias que não vão ser no estrangeiro, porque o dinheiro não deu, mas vou estar perto de quem amo...
O rosto que já não é jovem, mas carrega as marcas das histórias que me constituem.
O corpo que já não é mais jovem, mas está vivo e sente prazer.
Será que a gente precisa mesmo de mais do que isso? Ou será que isso já é o melhor e na
busca do "melhor" que nunca nos apercebemos?


Texto de Leila Ferreira

quinta-feira, 18 de março de 2010

MAIONESE E CAFÉ

Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia
não são suficientes...Lembra-te do frasco
de maionese e do café.

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.
A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.
Então o professor pega numa caixa cheia de Caricas e mete-as no frasco de maionese. As Caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim !".
De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA
A VIDA'.
As bolas de golf são as coisas Importantes:
como a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que te apaixona.
São coisas, que mesmo que se perdêssemos tudo o resto, nossas vidas continuariam cheias.
As caricas são as outras coisas
que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.
A areia é tudo o demais,
as pequenas coisas.
'Se pomos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as caricas nem para as bolas de golf.
O mesmo acontece com a vida'.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes.
Presta atenção às coisas que são cruciais para a tua Felicidade.
Brinca ensinando os teus filhos,
Arranja tempo para ires ao medico,
Namora e vai com a tua/teu namorado/marido/mulher jantar fora,
Pratica o teu desporto ou hobbie favorito.
Haverá sempre tempo para limpar a casa e reparar as canalizações
Ocupa-te das bolas de golf 1º, das coisas que realmente importam.
Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia...
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café.
O professor sorriu e disse:
"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida esteja ocupada,sempre haverá espaço para um café com um amigo. "

quarta-feira, 17 de março de 2010

Dr. Hannibal Lecter



O filme que mais me marcou até hoje foi o “silêncio dos inocentes”, isto devido a sublime personagem de Dr. Hannibal Lecter, sou fascinado por esta personagem. Já vi os filmes e li os livros,  são mais interessantes que os filmes.
No filme, resumidamente, o FBI anda á procura de um assassino em série apelidado de Buffalo Bill que rapta jovens raparigas mantendo-as prisioneiras durante algum tempo para depois mata-las e arrancar-lhes a pele. Para ajudar na sua captura o FBI pede ajuda á jovem Clarice Starling (Jodie Foster), uma brilhante recém-licenciada perita em comportamentos psicopatas e que sonha um dia poder fazer parte do FBI. Clarice visita um asilo/prisão de segurança máxima onde está preso o temível e infame Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psicopata assassino dotado de uma elevada inteligência que conhece melhor que ninguém o pensamento dos mais sádicos serial-killers. A missão de Clarice é tentar obter informações de Lecter que possam conduzir á captura de Buffalo Bill, no âmbito das conversas, as duas personagens vão se envolvendo num perigoso jogo psicológico.
 Quando penso em Hannibal Lecter, as palavras requinte, charme, elegância, sabedoria, inteligência, vêm-me à cabeça. Conforme nos é apresentado em “Hannibal” (outro filme da mesma saga), Hannibal Lecter é também um “chef gourmet”, e sempre com requintado gosto pela cultura. Gostava de ter estas qualidades que ele possui, condeno vivamente o uso que  lhes dá, mas adoro a personagem. O Dr. Hannibal Lecter sabe que a forma de pensar e agir dele é oposta à moralidade, mas não se reconhece como errado, pelo contrário: para ele, é um modo de agir válido como qualquer outro. Isso por si só, faria dele um vilão, talvez ao mesmo tempo que um anti-herói. Nem quando ele tem a oportunidade de alcançar a redenção, ele abre mão de ter as mesmas atitudes. Ele continua sendo apenas o veneno, faz o que faz apenas para conseguir o que quer.
De tudo o que possa escrever, nada nunca será melhor que ver a interpretação de Sir Anthony Hopkins. É por ele que Hannibal Lecter, pela magnifica interpretação que o conseguimos ver como um misto de sabedoria e charme contra um psicopata canibal. Para se sentir Hannibal Lecter, tem de ser Hannibal Lecter através de Hopkins.


terça-feira, 16 de março de 2010

Perfil psicológico

Gosto desta serie, da maneira como estudam o comportamento humano, como estudam o cérebro, a maneira de pensar das pessoas. Acho muito curioso e gostava de ter essa capacidade, talvez o meu mundo fosse melhor. Desse para adivinhar e acertar o passo seguinte…

O perfil psicológico traça uma imagem aproximada de quem somos e, sobretudo, de como actuamos ou poderemos actuar nas diferentes situações da vida. Na verdade, é o perfil psicológico que, quando conhecemos alguém ou mesmo sem a conhecermos, procuramos rapidamente elaborar através da observação da pessoa ou do que nos é contado e lemos sobre ela. E em minutos desenvolvemos logo uma opinião sobre a pessoa que mais não é do que o resultado das impressões que nos deixou.
Uma primeira impressão pode ser favorável e até fascinante. Já todos ouvimos falar do "amor à primeira vista", o que quer dizer que as impressões são de tal forma galvanizadoras que despertam de imediato um leque de emoções irresistíveis (emoções de prazer, neste caso). Por outro lado, por vezes, esse exame pode ser precipitado e empurra-nos para aventuras de final menos feliz do que o sonhado.
Com o tempo, e com uma melhor observação as impressões vão-se acumulando, alterando-se e aos poucos traçamos um perfil psicológico de quem conhecemos. Não é invulgar enganarmos e depois a surpresa surge. Quem não se sentiu já decepcionado com pessoas de quem fazia uma ideia totalmente oposta àquela que, mais tarde, lhe é apresentada, e, por vezes até de forma brutal?
Assim sendo, podemos dizer que os perfis psicológicos que traçamos das pessoas são composto sobretudo por impressões. Um bom exemplo é o que se passa com figuras publicas e como somos influenciados pelo contexto e a vida que levam. Com essas impressões construímos uma opinião, uma ideia, uma imagem de cada uma. É assim que os relacionamentos se perpetuam seguindo diferentes percursos ou se extinguem também.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Só por hoje


Só por hoje vou procurar viver unicamente o dia presente, sem tentar resolver de uma vez só todos os problemas da minha vida. Durante doze horas, posso fazer qualquer coisa que me assustaria se eu pensasse que tinha de a fazer por uma vida inteira.
Só por hoje vou estar feliz. A maior parte das pessoas é tão feliz quando se dispõe a sê-lo.
Só por hoje, vou tentar ajustar-me à realidade e não tentar adaptar tudo aos meus desejos. Vou aceitar a minha «sorte» como ela vier e vou moldar-me a ela.
Só por hoje, vou exercitar a minha alma de três maneiras: vou fazer um favor a alguém sem ser que se note e, se alguém se aperceber disso, esse facto não conta. Vou fazer pelo menos duas coisas que não me apetece - só por exercício. Não vou ser agradável. Vou apresentar-me aos outros da melhor maneira possível: vestir-me bem falar baixo, agir delicadamente, não farei criticas, não vou ter nada de negativo que dizer aos outros, não vou tentar melhorar nem controlar alguém, excepto a mim próprio.
Só por hoje vou ter um programa. Pode ser que eu não o siga a rigor, mas vou tentar. Vou evitar duas pragas: a pressa e a indecisão.
Só por hoje, vou ter uma meia hora tranquila para mim e descansar. Durante esta meia hora, num determinado momento, vou procurar ter uma melhor perspectiva da minha vida.
Só por hoje, não vou ter medo. Muito em especial não vou ter medo de apreciar a beleza e de acreditar que aquilo que eu der ao mundo, o mundo me devolverá.
“Deus concede-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para distinguir umas das outras.”
Autor que não conheço 

sexta-feira, 12 de março de 2010

Passamos a vida em busca da felicidade

 Procurando o tesouro escondido. Corremos de um lado para o outro esperando descobrir a chave da felicidade.
Esperamos que tudo que nos preocupa se resolva num passe de magia. E achamos que a vida seria tão diferente, se pelo menos fôssemos felizes.
E, assim, uns fogem de casa para serem felizes e outros fogem para casa para serem felizes,uns casam-se para serem felizes e outros divorciam-se para serem felizes, uns fazem viagens para serem felizes e outros dedicam-se ao trabalho para serem felizes. É uma busca infunda. É infindável o que fazemos em busca dessa felicidade. Anos desperdiçados, nunca estamos satisfeitos.
A partir do momento em que decidimos ser felizes, por vezes a nossa busca da felicidade chega ao fim. É ai, então que percebemos que a felicidade não está na riqueza material, na casa nova, no carro novo, no trabalho, naquela pessoa. E então apercebe-mo-nos que foi uma busca inglória. “Que a vida é uma luta constante e muitas vezes para sermos felizes temos que lutar contra a maré, mas será que vale a pena? Afinal nem sabemos se é lá que está a felicidade... e quando estamos tão cansados? Devemos deixar a corrente nos levar??”
Quando não conseguimos achar satisfação dentro de nós para ter alegria, estamos fadados à decepção.
A felicidade pode não ter nada a ver com conseguir mas, consistir em satisfazer-nos com o que temos com o que não temos.
Poucas coisas são necessárias para fazer feliz um Ser sábio, ao mesmo tempo que nenhuma fortuna satisfaria um inconformado.
Enquanto nós tivermos alguma coisa a fazer, alguém a amar, alguma coisa a esperar, seremos felizes.
Repartir as nossas alegrias é como espalhar perfumes sobre os outros, e, sempre algumas gotas acabam por cair sobre nós.

segunda-feira, 8 de março de 2010

O drama e a comédia estão no nosso cérebro

Por vezes sinto alguma tristeza e frustração dentro de mim, não sei porquê, há dias e situações de m**** que me deixam assim. Mas aprendi e sem me aperceber que enquanto escrevo, a tristeza vai e fica o bem-estar, talvez porque alguém vai ler. Desde sempre escrevi, não escrevia poemas, nem histórias de encantar. Escrevia para me libertar. E escrever obriga-me a pensar nos factos, a aceitar outros, a estruturar ideias e, quando bate lá no mais íntimo de mim, soltasse uma lágrima mas a sensação de alívio é muito grande.
Um dos motivos que me leva a escrever é que funciona como uma terapia. Todos temos algo em nós, que nos faz sentir bem quando fazemos, que sobrepõe o positivismo em cima do negativismo. O drama e a comédia estão no nosso cérebro, basta despertar o que nos interessa. Esta é uma das minhas comédias, cada um só tem que ver qual é a sua, o que lhe faz sentir bem e meter mãos á obra, mesmo por mais parva que possa parecer e por vezes são coisas tão simples. E que por serem simples e insignificantes nem reparamos nelas.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sou apenas um sonhador

Ontem foi
Hoje é
Amanhã será
Encontrarei o sol ou a chuva?
Sou apenas um sonhador
Eu sonho com vida
Que sonha com dias melhores
Todos estão se divertindo menos eu
Eu sou solitário
Vivo com vergonha
Eu disse adeus ao romance
Adeus aos amigos
Adeus para todos
Acho que nos encontraremos no fim
Sou apenas um sonhador
Eu sonho com vida
Que sonha com dias melhores
E o tempo parece bom
E acho que o sol irá brilhar novamente
E eu sinto que clareei a minha mente
Todo o passado ficou para trás novamente
Sou apenas um sonhador
Eu sonho com vida
Que sonha com dias melhores
Vinho é bom, uísque é mais rápido
Pego numa garrafa, afogo as mágoas
E levo para longe o amanhã
Pensamentos e feitios malignos
Frio, sozinho, estou preso em ruínas
Pensei que ia escapar
Sinto que a vida é irreal
Sou apenas um sonhador
Eu sonho com vida
Que sonha com dias melhores
Estou vivendo uma mentira
Há vida após o nascimento
Só pode significar
Confusão na minha cabeça
Quebro regras, bato em portas
Mas não há ninguém cá dentro
Deito-me na cama, descanso a cabeça
Sou apenas um sonhador
Eu sonho com vida
Que sonha com dias melhores