terça-feira, 6 de abril de 2010

Impróprio para consumo

Nunca sentimos, na vida real, a felicidade que acreditamos existir. Nossa crença nela é justificada pela fachada sorridente dos outros, assim como eles acreditam na nossa. Por isso é comum tantos viverem em função da felicidade alheia. Todos sempre sorrindo, muitas vezes infelizes. Enganam-se e vivem uns pelos outros em nome de uma felicidade que não sentem. Como pensamos que a felicidade é a única coisa capaz de justificar a vida, tornamos obcecados em ser úteis. Buscamos acreditar que os outros são felizes para que isso justifique nossas vidas, ao menos como um meio para a imortal felicidade que de nós sempre se esconde.
Trata-se da projecção de nossas expectativas nos demais, e esse é o motivo pelo qual a felicidade sempre se encontra do lado de lá, pensamos que os outros podem ser felizes como nós gostaríamos de ser. Sabendo disso, voltamos a eles, fazemos um favor qualquer, e eles sorriem-nos uma prova de que a felicidade existe. Dela fazemos parte porque de nós veio o favor. As nossas mentiras, umas vezes reflectidas nos outros, tornam-se verdades, também a felicidade é regida pelo princípio da hipocrisia suficiente
Sentem-se miseráveis, mas acreditam que nós sejamos felizes. Se eles vivem para nós, e nós para eles, onde está a felicidade? O círculo rompe-se porque não conseguimos nos enganar sorrindo para nós próprios. A solidão muitas vezes cai sobre as nossas cabeças como uma prova irrefutável de que ser feliz é um paradigma muito complexo.

2 comentários:

  1. Vivemos em busca dessa felicidade e mtas vezes ñ sabemos o k nos faz feliz...

    O ser humano complica =/

    *Kiss*

    ResponderEliminar
  2. Sabes eu não penso assim,para já a dita felicidade não existe, temos pequenos instantes de paz de prazer de tranquilidade de alegria e são esses pequenos instantes que se podem chamar felicidade, a vida é passageira de mais para nos projectamos nos outros,ou para ilusoriamente colocarmos fasquias elevadas para a dita felicidade como, sei l´s ter uma casa de sono, sair o totoloto arranjar um ou uma companheira de sonho, depois como não conseguimos nada disso que acontece sofremos pois achamos-nos uns inúteis, para mim a vida não é isso, é uma luta diaria com connosco para aprendermos a nos conhecer, a melhorar como seres, e em vez de olharmos para o outro e ver falsidade temos de olhar para nós sem sermos falsos e se podermos sorrir para os demais com o coração tranquilo, isso é óptimo pois essas ondas positivas vão afectar os outros positivamente.
    mas este é o meu ponto de vista se é certo ou errado não discuto, mas para mim é verdadeiro.
    beijos

    ResponderEliminar