segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Opinião de um Zé Povinho

Sempre segui o processo Casa Pia com alguma atenção e curiosidade. Com arguidos famosos e cometidos tão horrendos crimes, e sabendo nós no país em que vivemos, só podia ter alguma curiosidade em saber o final desta telenovela tipicamente portuguesa. Uma conclusão de entre várias, eu tirei; os jovens casapianos foram abusados sexualmente, por quem?! Não sei! Os condenados juram pela alma das mãezinhas deles que não foram, deve ter sido obra de fantasmas ou espíritos.
Foram 5 anos de julgamento. Foram ouvidas centenas e centenas de testemunhas. Foram atirados nomes de pessoas para o ar que talvez nada tinham que ver com o processo, mas outros talvez tivessem a ver. Os magistrados foram postos em causa do primeiro ao último dia. Os advogados, como era de esperar, contribuíram mais do que ninguém para o atraso do andamento do processo. Os arguidos viram as suas vidas adiadas. As vítimas ficaram a aguardar. O país inteiro especulou, difamou e, mais do que tudo, duvidou. Duvidou e continua a duvidar, e é este o principal problema deste processo - a dúvida.
Todo este processo fez crescer questões legítimas. Não me lembro de um tempo em que não se dissesse "isto está tudo mal" ou "os poderosos safam-se sempre" ou outras larachas do género. A verdade é que, com este caso, há questões que fazem todo o sentido. A dúvida está instalada. Ela é, agora, objectiva e inevitável. Não há alteração de legislação, mudança de liderança ou reforma do sistema que safe a imagem da Justiça do nosso Portugal, como dizem os mais melancólicos “deste belo cantinho à beira mar plantado” que nestes caso mais parece o cu da Europa. Se o cidadão não acredita e rejeita a Justiça, ela não existe.
Chegados ao fim da primeira parte, pois, pois! Agora vêm uma parafernália de recursos para instâncias superiores, corre-se o risco de prescrever. Resta-me pensar aquilo que verdadeiramente me preocupa em concreto; Será que a justiça existe mesmo? Ou não será uma mera vã palavra? Serve para quê? Haverá pessoas acima da justiça? Quem tem dinheiro, pode contornar a justiça?



3 comentários:

  1. Amigo António!

    Se me permite a informalidade no trato... espero que sim!

    Este é um caso, que infelizmente AINDA não foi encerrado, porque os poderosos não são nunca castigados, neste varanda virada para o mar.

    Claro que vai acabar por perscrever e pronto!!!

    Claro que há mais gente e mais poderosa envolvida, um deles até já recebeu uma indeminização brutal do governo ao qual pertecia/pertence....sei lá onde esse pedófilo anda...

    Triste, não é?

    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Este caso infelizmente ainda não encerrou, vai continuar agonizando os seres que foram abusados,
    existe este caso da Casa Pia, mas existem tantos outros que sempre aconteceram e acontecem no seio da familia, crianças que ficaram e continuarão para todo o sempre com sentimentos insolúveis,muitas das vezes dizem ser imaginação das crianças para fugirem a responsabilidades, acredito que os poderosos se conseguem "safar" mais facilmente, sim, no entanto acredito numa justiça superior, não na justiça dos homens, essa é muito fraca
    Bj

    ResponderEliminar
  3. É verdade tudo isso , e muito mais... o problema é que hoje em dia, quando alguém deita um olhar mais demorado ou mesmo carinhoso a uma criança, pode ser logo olhado com desconfiança! Será que tem outras intenções?!... somos obrigados a desconfiar de tudo e de todos,e também podemos ser alvos da desconfiança dos outros!
    Acabou a inocência e a confiança, afinal o mal pode estar em quem mais estimamos! É triste viver assim, não gosto deste "lugar" mas está assim o nosso mundo!
    Bom pelo menos os juízes deram crédito à voz das crianças

    ResponderEliminar